
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A NECROPSIA (necros= morto + scopion= observar) ou autopsia (auto= si próprio) é um procedimento médico praticado desde antes de Cristo e que visa analisar as alterações orgânicas após a morte.
Pode ser subdividida em três tipos: a necropsia médico-legal ou forense, destinada a identificar o processo da morte em casos de violência ou duvidosos; a verificação de óbito, realizada em casos de morte não violenta de pessoas sem acompanhamento médico e a necropsia hospitalar, realizada por patologistas em pacientes internados falecidos em decorrência de doenças.
Trabalho árduo, nem sempre bem interpretado e aceito pela comunidade, a necropsia deve ser realizada com a consciência de sua importância no aprimoramento da Medicina e como instrumento de controle do seu próprio exercício. A técnica da necropsia consiste em estudar as alterações de todos os órgãos após a morte, a partir do exame macroscópico (observação a olho nu dos órgãos retirados), que fornece material para o exame microscópico, onde serão vistas as alterações a nível celular. Relacionando os achados macro e microscópicos com os dados da história do paciente, pode-se então estabelecer a causa da morte, a doença de base e outras patologias existentes.
A necropsia não serve apenas para identificar a causa do óbito, como muitos pensam, ela tem diversas outras funções:
· Controle de qualidade do diagnóstico e do tratamento, através do conhecimento, por parte da equipe que atendeu o paciente, dos achados da necropsia, visando identificar possíveis falhas e suas causas, buscando sua correção, para que não se repitam em outro paciente.
· Fonte de informação para a Secretaria de Saúde, permitindo a feitura de estatísticas precisas sobre as doenças mais freqüentes, o que influi na política de saúde do Estado e do Município.

· Material para pesquisa científica.
· Reconhecimento de novas doenças e de novos padrões de lesão.
· Reconhecimento do efeito do tratamento na evolução da doença.
· Esclarecimento de casos sem diagnóstico clínico firmado ou naqueles em que a morte do paciente foi inesperada.
Fonte: http://www.uff.br/mpt/necro.htm
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve?
Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.
- A morte deve ser encarada pelos profissionaisde saúde como inerente à natureza humana. Somosseres finitos, embora às vezes possamos agir como imortais. Não sabemos nada sobre a morte, como e porque ela se deve ou acontece. É importante, portanto,prestar cuidados em que se destaque o sentir, mais do que o falar, acreditar nas potencialidades do encontro e da relação estabelecida, emergindo angústias e o significado delas, redimensionando o cuidado prestado no processo de adoecimento e finitude.

Thomas Traherne, 1637-1674, místico inglês, Centuries of Meditations
Necropsia ou autopsia?

O termo é controverso. Devido ao prefixo auto, que inicia a palavra, muitos atribuem o significado da palavra autópsiaa um exame em si mesmo, julgando incorreto o uso em exames após a morte. Para esses, a palavra necrópsia deve ser utilizada no lugar. Outros alegam que a interpretação do prefixo está errada, devendo ser vista como "a espécie humana realizando um exame em um da sua espécie". Outros também pregam o uso da palavra necrópsia para exames feitos
Por conclusão final:
Etimologia:
Há nove formas em uso atualmente: autopse, autópsia, autopsia, autoscópia, autoscopia, necropse, necrópsia,necropsia e necroscopia.
Autópsia (AUTO= Em si próprio PSIA= Exame).
Usual:
Palavra correta é Necropsia (NECRO=Morto PSIA=Exame), refere-se à dissecação de um cadáver, com diversos fins: educativos (aulas de anatomia), ou de medicina forense, em que se pretende determinar as causas da morte.
E por fim ....
Vejamos algumas fotos de Necrópsias .
Espero que gostem :)
Beijo a todos e obrigada pela atenção .

Autopsia - Homem é Atropelado por um Trem
15/09/2008
Autópsia Ao Vivo
Fotos de Autopsia - Cérebro-
Fotos sobre cérebro, conheça um cérebro de verdade.
02/08/2007
Corpo de um Jovem de cidade de Muniz Ferreira Bahia
Acidente de Moto ocorrido na Cidade de Muniz Ferreira Bahia, fotos tiradas no IML (Instituto Médico Legal).
Fotos de dentro do Laboratório de Autopsia no IML
Autopsia feita junto com alunos da área da saúde.
13/08/2007
Fotos de Autopsia - Traficante escondendo Drogas no seu corpo -
Traficante morre horas depois de ter engolido drogas para esconder da policia.
26/07/2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário